WEB RADIO NO MUNDO DO ROCK - "A CASA DO CLASSIC ROCK & DO BLUES"
O hino do Southern Rock que produtor não queria gravar por achar que era uma música "fraca"
Música
Publicado em 15/08/2024

Lançada no fabuloso álbum de estreia do Lynyrd Skynyrd, "(Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd)" de 1973, "Simple Man" é uma das músicas mais famosas da banda, por trazer uma mensagem poderosa e emotiva nos conselhos dados por uma mãe a seu filho sobre como viver uma vida simples, honesta e sem complicações, sendo uma balada com uma melodia cadenciada e um riff de guitarra marcante que se tornou um hino atemporal de rock sulista.

Ela foi escrita por Ronnie Van Zant e Gary Rossington. A avó de Ronnie e a mãe de Gary faleceram quase na mesma época. Algum tempo depois, os dois se reuniram no apartamento de Van Zant e começaram a relembrar histórias sobre suas entes queridas. Inspirados, Rossington criou uma progressão de acordes, e Van Zant escreveu a letra com base nos conselhos que as mulheres lhes deram ao longo dos anos. Em cerca de uma hora, "Simple Man" estava pronta. "Nós simplesmente colocamos em uma canção o que nossa mãe ou avó nos disse", Rossington disse em entrevista transcrita pela WCSX.

Apesar da letra dizer: "Sente-se ao meu lado, meu filho único", Ronnie tinha dois irmãos mais novos, além de uma irmã mais velha e uma irmã mais nova. Esses irmãos mais novos são Donnie, que formou e liderou a .38 Special; e Johnny, que assumiu como vocalista do Skynyrd após a morte de Ronnie.

"Simple Man" personificava Ronnie Van Zant, que apreciava muito mais os amigos, a família e os bons momentos do que qualquer coisa que o dinheiro pudesse comprar. Ele se manteve fiel a esses valores mesmo depois de alcançar a fama. Infelizmente ele foi um dos músicos que morreu no fatídico acidente de avião de 1977. Quando a banda se reuniu e saiu em turnê em 1987, eles dedicaram essa música a ele.

Por Bruce William

Postado em 14 de agosto de 2024

Comentários
Comentário enviado com sucesso!