Nos últimos dias, um grande boato tomou conta do mundo Rock, mais precisamente do universo relacionado ao Van Halen. O jornal holandês De Telegraaf chegou a afirmar que Steve Lukather, guitarrista do Toto, estaria trabalhando juntamente com o baterista do Van Halen, Alex Van Halen, em uma série de músicas inéditas e inacabadas do grupo para um posterior lançamento.
Como tudo começou
Após o falecimento do icônico guitarrista Eddie Van Halen, em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, seu irmão Alex se tornou uma figura um tanto reclusa. O baterista escreveu um livro de memórias chamado “Brothers” que abrange a carreira do Van Halen até 1984 e disse em algumas entrevistas que era o verdadeiro Van Halen, com David Lee Roth nos vocais.
Alex nem menciona o nome do vocalista Sammy Hagar no livro alegando que o que veio depois do álbum “1984” era “outra coisa”. O livro “Brothers” traz uma música inédita dos dois irmãos chamada “Unfinished”. E à partir desta composição, o músico passou a dizer que havia muito material engavetado. Ele mencionou a existência de uma espécie de “cofre” com diversas ideias para músicas, trechos gravados, riffs, solos, músicas nunca antes lançadas e outras coisas.
egundo Alex, há um vasto material que precisa ser esmiuçado, separado, retrabalhado e depois, eventualmente, pode ser disponibilizado aos fãs. Em uma aparição no podcast “Talk Is Jericho”, ele disse o seguinte:
“Falei sobre isso vagamente, e sou um tanto supersticioso, mas posso dizer algumas coisas que mencionei antes. Vamos passar pelo, entre aspas, cofre e passar por algumas das ideias musicais que estavam lá. De um lado do espectro está o fato de que pequenos licks não fazem uma música. No outro extremo do espectro, alguns desses licks são tão incrivelmente poderosos que é uma pena que eles tenham acabado no fundo do cofre, em vez de serem discos.”
Ele ainda acrescentou:
“Havia algumas coisas boas ali. E você tem que lembrar, quando no meio disso às vezes as coisas realmente boas meio que passam por você. E não é bom o suficiente até você revisitar e dizer, ‘uau, eu tinha me esquecido disso. Isso é foda’. Mas isso vai levar tempo. E eu quero fazer isso direito. Eu quero fazer direito.”
De onde surgiu esta informação?
Despois desta declaração, ficou claro para todos que Alex pretendia lançar material inédito do Van Halen ainda. Mas havia alguns impedimentos. Por exemplo, você tem um riff principal e um solo inacabado, mas precisa que essas duas partes se conectem, precisa que o solo seja finalizado, precisa de uma linha de guitarra completa para chegar a uma nova música finalizada de fato.
E foi então que Alex começou a ser indagado sobre estes pormenores. Em um artigo pago para a revista Guitar World, o baterista resolveu mencionar o guitarrista do Toto. Foi onde tudo começou, veja o que disse Alex:
“Ed e Steve Lukather eram muito bons amigos e frequentemente trabalhavam juntos. Não há ninguém que possa fazer esse processo comigo tão bem quanto ele.”
Questionado sobre a veracidade da afirmação neste mesmo artigo, a resposta de Steve foi:
“Alex disse isso? Ah, nesse caso a notícia é verdadeira. Ed, Alex e eu fomos muito próximos por anos. É verdade que trabalhamos juntos nisso.”
A indústria da desinformação
Com este conjunto de situações somados aos comentários de ambos os músicos, a internet rapidamente viralizou a notícia. Só que de forma absolutamente equivocada…
O grande problema do mundo totalmente digitalizado em que vivemos é a pressa de publicar, de opinar, de colocar no ar. É a necessidade pelo clique, pela visualização e pela matéria viral. E com isso, muitas vezes alguns processos essenciais como “verificação dos fatos”, “responsabilidade” e até mesmo “bom senso”, invariavelmente, acabam sendo perdidos no caminho.
A manchete espalhada foi a seguinte:
“Steve Lukather tocará guitarra em um novo álbum do Van Halen”
E perceba que nenhum dos dois jamais mencionou isso em suas falas anteriores. Contudo, o rumor se tornou muito grande e se espalhou rapidamente ao ponto de Steve precisar usar sua conta no Instagram para esclarecer a situação. Ele explicou o seguinte:
“Só para constar: desde que Alex Van Halen disse algo sobre nós trabalharmos juntos, eu acho que tem acontecido um grande mal-entendido.
Eu NUNCA tocarei uma nota de guitarra em uma música do VH!
Al me pediu para ajudá-lo a passar por uma tonelada de gravações inacabadas em que ele e Ed escreveram, gravaram, mas nada disso nunca viu a luz do dia. Até agora, isso é tudo o que tenho.
O fato é que QUALQUER UM que pensou por apenas um segundo que eu tocaria qualquer coisa nisso é ridículo. Eu tenho muito amor e respeito por isso e… eu não toco nada como Ed… é mais um trabalho de coprodutor ou algo assim. Estou honrado que Al tenha me convidado, no entanto.
Vamos ver…”
Eddie e Steve: amigos de longa data
Steve Lukather e Eddie Van Halen eram ótimos amigos e, dessa forma, o guitarrista do Toto deu um depoimento ao Metal Master Kingdom, em 2020, pouco mais de um mês após a morte de Eddie. Ele disse:
“É difícil para mim, cara, porque a ferida ainda é muito profunda. Estou muito honrado por ter sido amigo do Ed — um amigo de verdade; não apenas um amigo de guitarra que tomou uma cerveja com ele uma vez. São mais de 40 anos com ele, Alex e eu.
Eu conheço todos os caras do Van Halen. Eu amo todos os caras. Eu sou como a Suíça quando se trata de seus relacionamentos uns com os outros. Eu estava no programa do Sammy Hagar. Ele foi sensacional comigo. O Mike Anthony sempre foi legal comigo. Os irmãos, Ed e Al, sempre fomos muito próximos. Eu tenho mantido contato com Al mais do que com qualquer um. E Janie, viúva de Eddie, me enviou algumas fotos maravilhosas de Ed e eu quando éramos mais jovens que ela encontrou em algum lugar. E eu tenho mantido contato — eu falei com Wolfgang, filho de Eddie, uma vez. Eu vou deixá-lo em paz. Ele tem sua mãe.
Este é um buraco no meu coração que não vai embora. Ele era um amigo de verdade, ok? Nós não nos reuníamos e falávamos sobre guitarras e coisas assim, a menos que quiséssemos tocar algo novo um para o outro ou nos gabar dos nossos filhos. E, na verdade, passamos a última metade do nosso relacionamento nos gabando dos filhos um do outro, porque os dois tocam muito bem. Sempre tivemos isso em comum — os filhos e a guitarra. Temos muito em comum fora do show que não tem nada a ver com música.
Eu amava o homem. Não há o que discutir sobre o quão ótimo ele era como músico. Eu não preciso. Quem vai discutir? Ele foi um dos grandes a pegar a guitarra do Rock And Roll — ele mudou tudo. E ele era meu amigo. E eu sinto falta do meu amigo mais do que qualquer coisa. Eu sinto falta do rugido de um de seus veículos assustando meus vizinhos pra caramba. E do jeito que ele ria, e do jeito que ele me abraçava pra caralho sempre que ele passava por aqui…
A última coisa que tenho no meu telefone é apenas um coração que ele me enviou.
É difícil para mim falar sobre isso porque é uma ferida aberta. Mas imagino como a família dele se sente. Meu coração está com todos da família Van Halen.”
Portanto, não haverá novo disco do Van Halen com Steve Lukather tocando guitarra. Pelo, menos, nós achamos que não…
Fonte: Mundo Metal – Fabio Reis