WEB RADIO NO MUNDO DO ROCK
Radio Web Bela Vista FM
Há 50 anos morria Jimi Hendrix
19/09/2020 06:15 em Música

Há exatamente 50 anos morria o compositor e gênio da guitarra Jimi Hendrix. Para uma pessoa tão brilhante, sua morte foi grosseira: engasgado com o próprio vômito, possivelmente por excesso de ingestão de substâncias químicas e álcool (vinho no caso).

Para não deixar a data passar em branco o Ecad (Escritório de Arrecadação e Distribuição) compilou compilou quais foram as músicas mais tocadas dele nos últimos cinco anos aqui no Brasil, onde ele tem uma legião de fãs.

James Marshall Hendrix morreu aos 27 anos e é considerado por muitas publicações especializadas como o maior guitarrista de todos os tempos (não pela velocidade, mas pela técnica em um tempo em que não havia tantos pedais e recursos eletrônicos para os instrumentistas).

Nos bancos de dados do Ecad, Hendrix tem 230 obras musicais e 775 gravações.

O levantamento o Ecad compila amostras de shows, programação de TVs, rádios e música ao vivo.

Isso corresponde a mais de 80% do que foi destinado aos seus herdeiros, que continuarão recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas no Brasil por mais 20 anos, ao menos.

O pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral brasileira (9.610/98).

Veja as 10 mais de Hendrix (as dez são de sua integral autoria):

1 – “Little Wing”
2 – “Purple Haze”
3 – “Foxey Lady”
4 – “Voodoo Child”
5 – “Red House”
6 – “Bleeding Heart”
7 – “Fire”
8 – “The Wind Cries Mary”
9 – “Crosstown Traffic”
10 – Bold as Love”

Fonte: Ricardo Feltrin – UOL

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!